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Programa de Formação BPM Incompany

A EloGroup apresenta seu novo Programa BPM para auxiliar organizações a formar profissionais na condução de projetos reais de transformação de processos.É premissa do Programa BPM que cada profissional treinado conduza um projeto por conta própria, apresentando ao seu término os ganhos obtidos com a transformação do processo escolhido.

A EloGroup apresenta seu novo Programa BPM para auxiliar organizações a formar profissionais na condução de projetos reais de transformação de processos.É premissa do Programa BPM que cada profissional treinado conduza um projeto por conta própria, apresentando ao seu término os ganhos obtidos com a transformação do processo escolhido. Oferecido exclusivamente em turmas fechadas (in company), com duração total estimada de 36 semanas, o programa de formação é baseado em três pilares:

  1. Capacitação: os profissionais serão capacitados na metodologia de BPM da EloGroup, com o aprendizado de conceitos, técnicas e ferramentas associadas;
  2. Coaching: os profissionais serão acompanhados e orientados pelos instrutores durante a condução de seus projetos, de forma a esclarecer dúvidas e evitar erros comuns na aplicação do conteúdo aprendido;
  3. Execução prática (Learn by Doing): execução dos projetos pelos próprios profissionais, com fóruns para discussão das lições aprendidas com a prática.

Ao final do Programa BPM, os profissionais serão certificados mediante apresentação dos resultados alcançados em seus projetos e poderão optar também por prestar o exame para certificação CBPP (Certified Business Process Professional) junto à ABPMP – Association of Business Process Management Professionals.

Programa BPM capa 2

 

Sobre a ABPMP

A ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) é uma associação internacional de profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), sem fins lucrativos, independente de fornecedores, dedicada à  promoção dos conceitos e práticas de BPM. A ABPMP é orientada e conduzida por praticantes de BPM.

 

A EloGroup é um Provedor de Treinamento Certificado (PTC) pela ABPMPCursos oferecidos por PTC – Provedores de Treinamento Credenciados (Qualified Training Providers) preenchem requisitos que incluem alinhamento do programa ao BPM CBOK, o coordenador do curso é um profissional certificado CBPP, e pelo menos um instrutor também é certificado CBPP. Após o programa ser aprovado e ter sido estabelecido acordo com a ABPMP Brasil, o PTC passa a ser relacionado nesta página e estar autorizado a oferecer cursos ao mercado.

Ementa detalhada do Programa BPM:
Módulo 1: Conceitos iniciais sobre processos e transformação / Construir visão de futuro

  • As transformações e as organizações;
  • Por que as empresas falham em transformações organizacionais de alto impacto?
  • Fatores críticos de sucesso para a transformação;
  • Como selecionar o que deve ser transformado: processos como escopo para uma transformação.
  • O que é de fato um processo de negócio? Como um processo agrega valor para clientes e partes interessadas?
  • Como validar o escopo dos processos a serem transformados?
  • O que é a visão de futuro de um processo ?
  • Como relacionar a visão de futuro de um processo com a estratégia da organização?
  • Como definir a estratégia / diretrizes para a condução da mudança em um projeto de transformação de processo?
  • Como identificar as partes interessadas na transformação e possíveis conflitos de interesse visando minimizar o impacto dos mesmos nos resultados esperados?
  • Como alinhar as metas estratégicas e soluções priorizadas com os objetivos dos envolvidos no projeto de transformação? Como definir e validar os ganhos?
  • Como mobilizar pessoas para criar ideias e oportunidades de melhorias que viabilizem os ganhos esperados?
  • Como identificar quais serão os impactos da transformação para as pessoas envolvidas no projeto e para a organização?
  • Como analisar riscos e impactos do projeto para traçar ações que eliminem a resistência à transformação?
  • Como criar uma equipe de coalizão para o projeto de transformação?
  • Apresentação e exercícios práticos com templates e instrumentos

Módulo 2: Entender e analisar processos

  • Quais técnicas podem ser utilizadas para o entendimento adequado de um processo?
  • Como entender a experiência do cliente e de que forma ele interage com os processos da organização?
  • Quais os diferentes níveis de modelagem de processos?
  • Como definir o que deve ser modelado e em até que nível? Como adotar numa abordagem de modelagem que não seja percebida como fardo burocrático pela organização?
  • Como modelar um processo com engajamento adequado de executores e clientes?
  • Como coletar evidências para mensurar a situação atual de um processo e o que fazer quando não existem informações sobre o desempenho atual de um processo?
  • O que é necessário para analisar a situação atual de um processo?
  • Como analisar um processo de forma estruturada ?
  • Quais as principais técnicas existentes para análise de um processo (análise de agregação de valor, análise quantitativa de prazos e custos, análise de variabilidade, análise da experiência do cliente, análise de riscos)?
  • Em que situações usar cada técnica de análise de processos?
  • Quais técnicas utilizar para identificar melhorias e agregar valor à experiência do cliente?
  • Como lidar com a falta de informações para análise?
  • Como lidar com conflitos de interesse ao longo da análise?
  • Apresentação e exercícios práticos com templates e instrumentos

Módulo 3: Conceber soluções e redesenhar processos

  • Como gerar ideias de melhoria em um processo de forma estruturada e quais técnicas existentes para geração de ideias?
  • Como descrever e justificar ideias de melhoria nos processos de forma a suportar o processo de tomada de decisão ?
  • Como quantificar o ganho esperado com as soluções propostas ?
  • Como priorizar soluções de forma orientada à criação de valor para a organização, clientes e partes interessadas?
  • O que é o redesenho de processos e qual seu propósito?
  • Qual o escopo do redesenho de processos: melhorias de curto, médio ou longo prazo? Qual o grau de detalhamento esperado do processo redesenhado?
  • O que é um plano de ação para implementação dp processo? Qual o propósito deste plano?
  • Como preparar a especificação e desenvolvimento de sistemas de informação junto a TI ?
  • Apresentação e exercícios práticos com templates e instrumentos

Módulo 4: Desenvolver e implementar melhorias

  • Como desenvolver e transformar a organização com mudanças em: (1) fluxos de atividades de regras de negócio;(2) sistemas de informação e tecnologias envolvidas; (3) pessoas e estrutura organizacional (4) Caracteríscas do produto/ serviço entregue ao cliente.
  • Como preparar as pessoas para mudança organizacional?
  • Como lidar com os desafios de acompanhar a implementar o projeto de transformação?
  • Como atuar neste limiar entre cobrar e promover a mudança?
  • Como definir pontos de controle para dar visibilidade a todos em relação ao status da implementação e quando usar relatórios, reuniões e gestão à vista?
  • Como entender as barreiras e eliminá-las para garantir os resultados do projeto?
  • Como gerenciar expectativas e lidar com a alteração de interesse ao longo do projeto e como entender o sentimento dos colaboradores e suas respostas à mudança?
  • Como identificar necessidades de mudança cultural e trabalhar a nova cultura?
  • Qual o papel da liderança no acompanhamento da implementação do processo?
  • Como comunicar sobre o andamento da implementação e seus resultados?
  • Apresentação e exercícios práticos com templates e instrumentos

Módulo 5: Realizar operação assistida e ativar a gestão do dia a dia

  • Em que momento o novo processo deve entrar em operação?
  • Como estruturar uma operação assistida e quem deve participar?
  • Como apurar se o valor esperado para o projeto está sendo alcançado?
  • Como encerrar um projeto de transformação e disseminar os resultados alcançados?
  • Como migrar de um projeto de transformação para a gestão do dia a dia?
  • O que é a gestão do dia a dia de um processo?
  • Como definir regras e atores para a gestão do dia a dia?
  • Estabelecendo a gestão do dia a dia: como criar reuniões de análise crítica simples e produtivas?
  • Como criar planos de ação para corrigir desvios e fomentar a melhoria contínua?
  • Apresentação e exercícios práticos com templates e instrumentos

 

 

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