Inicio / Consultoria / Organização e Pessoas / Design Organizacional

Design Organizacional

Em que acreditamos?

Empresas são sistemas complexos, onde poder e responsabilidade são distribuídos entre muitas pessoas, de forma que os processos e iniciativas a serem empreendidas se coordenem para viabilizar uma visão estratégica. Por isso, pode-se afirmar que há uma relação forte entre estratégia e estrutura organizacional: o design organizacional deve ser aquele que melhor viabiliza a estratégia, e por outro lado, muitas vezes esse desenho pode criar restrições para que a empresa efetivamente gere valor dentro de sua estratégia.

Dessa forma, o desenho organizacional é uma variável de muita relevância para a alta administração da empresa: ela influencia diretamente na habilidade que a organização tem de tomar decisões críticas, e de coordenar seus recursos e processos para que essas decisões sejam implementadas da melhor forma possível. Entretanto, o desenho organizacional não é uma variável estática no tempo: como estratégia e estrutura tem uma relação íntima, o design organizacional que funcionou em uma organização até agora não necessariamente será efetivo para as ambições dessa empresa no futuro.

A EloGroup acredita que o desenho organizacional é algo que vai além da simples representação da estrutura hierárquica da empresa em caixas de um organograma. Ele reflete a maneira com que o trabalho é organizado, influenciando aspectos cruciais como: quais conhecimentos são gerados e disseminados dentro da empresa, como os atores se coordenam para a execução de suas tarefas, o grau de colaboração e competição entre áreas para o atendimento de metas, entre outros. Em última análise, o design organizacional determina os contornos pelo quais o valor é gerado e apropriado na organização, viabilizando a execução da estratégia.

Para ajudar seus clientes a refletir sobre a sua estrutura organizacional, a ELOGroup tem uma atuação pautada nos seguintes princípios:

  • Evitar erros conhecidos a partir de uma análise do histórico organizacional da empresa
  • Análise detalhada de como a estrutura organizacional se alinha e viabiliza a estratégia de longo prazo da empresa, bem como seu modelo de negócio
  • Entendimento de como a estrutura contribui para a produção uma cultura com as características desejadas pela empresa, em especial em relação a aspectos como meritocracia, participação e autonomia
  • Entendimento da complexidade da organização (múltiplos produtos, regiões, tecnologias) através de representações processuais, garantindo que todas estas dimensões possuem eixos de coordenação adequados
  • Estruturas com níveis homogêneos de poder e responsabilidade, gerando patamares semelhantes de span of control, alçada de aprovação e horizontes de planejamento para todos os cargos dentro do mesmo nível hierárquico
  • Trabalhar do design a implantação da estrutura organizacional, acionando as alavancas certas para implantar a estrutura.

Como podemos ajudar?

Para isso, a EloGroup trabalha junto aos seus clientes em iniciativas de design organizacional com diferentes níveis de abrangência e complexidade. Uma intervenção completa de design organizacional pode contemplar:

  • Definição estratégica do macro-design organizacional: nessa etapa é analisado o histórico de como a empresa tem se organizado ao longo do tempo para entender suas experiências pregressas de sucesso e insucesso. Além disso, realizada uma leitura da cadeia de valor e da estratégia de longo prazo da empresa, de modo a entender quais eixos de coordenação são importantes para entregar a estratégia. A partir desse entendimento são feitos cenários de desenhos organizacionais possíveis, apoiando a tomada de decisão relativa ao novo design.
  • Desdobramento do macro-design organizacional para os demais níveis: Uma vez feito o macro-design, é importante que as alterações realizadas sejam refletidas de forma consistente nos diversos níveis organizacionais. Normalmente isso significa construir um novo desenho para cada diretoria ou unidade de negócio da organização. Para que isso seja efetivamente implementado, o desenho organizacional detalha novos papéis e responsabilidades, além de ajustar a estrutura de metas e outros mecanismos de incentivo. Nesse momento é realizado uma calibragem, garantindo que níveis hierárquicos semelhantes possuam o mesmo nível de complexidade em seu escopo de trabalho.
  • Re-enquadramento de processos cargos a partir do novo design: O último nível de transformação do design organizacional cuida das alterações mais operacionais: o redesenho detalhado dos processos, o sizing