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Gestão do Dia a Dia e Melhoria Contínua

O que fazemos?

O dia a dia de todo gestor envolve analisar informações, tomar decisões e mobilizar equipes para o atingimento de resultados. Nem sempre, contudo, isso é feito de forma estruturada, com uso de métodos e instrumentos de apoio.

Uma gestão efetiva pressupõe a coleta e análise periódica de dados sobre a operação no dia a dia, para aprimorar a tomada de decisão e buscar a melhoria contínua do desempenho. Pressupõe, ainda, o alinhamento entre gestores de diferentes unidades funcionais em prol da melhoria do desempenho global da organização e do atingimento às expectativas dos clientes.

Uma compreensão adequada de processos aumenta a capacidade dos gestores em entender e intervir no negócio, de forma sincronizada, maximizando os resultados alcançados. Gerir por meio de processos é, portanto, uma melhor forma de gerir e, com isso, de tomar melhores decisões.

Acreditamos que uma gestão do dia a dia efetiva deva incluir as seguintes características:

  • Padronização adequada e inteligente, que seja realmente útil e não apenas vista como fardo burocrático e instrumento de controle;
  • Indicadores de desempenho que promovam o compartilhamento de responsabilidades entre unidades funcionais e materializem as necessidades e expectativas de clientes;
  • Rituais periódicos para análise crítica do desempenho e aprimoramento da tomada de decisão pelos gestores;
  • Integração das práticas de gestão de riscos e avaliação de não conformidades aos rituais periódicos de gestão;
  • Criação de uma cultura que promova a melhoria contínua do desempenho entre as pessoas;

A EloGroup auxilia os seus clientes a implementar práticas para a gestão do dia a dia que incluem:

  • Criação e manutenção de um sistema de documentação normativa associado aos processos e em conformidade com certificações e modelos de referência;
  • Estruturação de indicadores de desempenho funcionais e de processos, com definição de metas compartilhadas e relações de causa-e-efeito;
  • Implementação de rituais para monitoramento periódico do desempenho junto aos gestores, com criação de dashboards e/ou adoção de práticas de gestão à vista para suportar a tomada de decisão;
  • Estruturação de mecanismos para gestão de riscos, implementação de controles internos e verificação de conformidade da execução dos processos;
  • Elaboração e acompanhamento de planos de ação para redução de custos, simplificação de atividades a melhoria contínua das rotinas e processos no dia a dia.