Inicio / Consultoria / Inovação / Co-execução de Iniciativas Inovadoras

Co-execução de Iniciativas Inovadoras

Se comparada à uma startup, a base de recursos a disposição de uma empresa estabelecida é uma vantagem importantíssima quando se trata da competição dentro do seu negócio tradicional (core business). No entanto, quando se trata da execução de iniciativas altamente inovadoras, esses mesmos ativos podem se tornar dificuldades intransponíveis: a estrutura organizacional e o modelo de gestão das empresas estabelecidas constantemente se mostram sufocantes para inovações radicais.

Trabalhamos lado-a-lado com nossos clientes para ajuda-los a combinar o melhor dos dois mundos:

  1. Os recursos de uma grande empresa: Tirar proveito da capacidade de investimento, canais, infraestrutura, experiência técnica e profissional, marcal e outros recursos à disposição de grandes empresas
  2. A agilidade de uma startup: Velocidade para prototipação de uma ideia, obtenção de feedback do mercado e redirecionamento estratégico com a leveza de uma startup.

O resultado são novas fontes de crescimento que garantirão o futuro do negócio.


A nossa linha de co-execução de inciativas inovadoras inclui:

  • Desenho de Modelos e Planos de Negócio: Ajudamos nossos clientes a transformar ideias interessantes em planos robustos para a implementação de novos negócios. Nossa abordagem inclui o estudo de todos os elementos de um modelo de negócio: a avaliação do mercado, validação do diferencial competitivo do produto ou serviço, identificação de fontes de receita e desenho da operação incluindo processos, estrutura organizacional, infraestrutura e modelos de parceria. Com base nessas informações estruturamos um modelo financeiro, identificando as incertezas com maior impacto sobre a sua viabilidade. O plano final inclui uma trajetória para implementação do novo negócio descrevendo experimentos a serem realizados para validação das incertezas críticas antes que investimentos mais significativos sejam realizados.
  • Digital Labs: Aceleração e Validação de Negócios Inovadores: Por meio de uma equipe multidisciplinar experiente, composta por especialistas em negócios, comportamento e tecnologia, ajudamos nossos clientes a conceber, validar e implementar oportunidades de negócio digitais em tempo recorde. Iniciamos nosso trabalho junto à equipe do cliente com o desenho do modelo de negócio, identificando as suas principais incertezas. A seguir, nossa equipe trabalha no desenvolvimento iterativo do produto buscando intensamente o feedback do mercado para testar as incertezas identificadas e revisar a estratégia do negócio. O resultado final é um negócio em pleno funcionamento, que pode ser incorporado à estrutura organizacional do cliente ou desenvolvido como um negócio à parte.

A abordagem do Labs foi desenvolvida combinando: (i) a nossa experiência com o desenvolvimento de diversas startups de sucesso como Gomus (www.gomus.com.br) e Vandal (www.vandal.com.br) com (ii) as melhores práticas de gestão de startups, incluindo a metodologia Lean Startup e Agile Development e técnicas de design Thinking.

  • Corporate Venturing e Aceleradoras Corporativas: Apoiamos nossos clientes a investir em inovações desenvolvidas fora dos limites corporativos. A partir do entendimento das oportunidades e desafios estratégicos a serem superados, desenhamos um programa de investimento considerando:
    • Objetivos e critérios de seleção: por exemplo, serão buscadas inovações aplicáveis ao processo produtivo já existente ou oportunidades de negócio completamente novas? Qual o apetite a risco para esses investimentos?
    • Fontes para prospecção de ideias: por exemplo, serão mapeadas ideias já existentes dentro da empresa ou serão buscadas ideias vindas de empreendedores externos?
    • Participação da empresa investidora na execução das inovações: Qual será a postura adotada no desenvolvimento das oportunidades investidas? Existe a intenção de compartilhamento de recursos, como marca, força de vendas, infraestrutura etc.? Técnicos e executivos da empresa investidora serão cedidos para trabalhar nas oportunidades investidas?
    • Modelo de Ownership: A empresa investidora pretende ser dona de 100% do capital dos novos negócios, ou deseja dividir a posse com os empreendedores que irão lidera-lo? No lugar de possuir o novo negócio desde o princípio a empresa investidora pode preferir uma opção de compra do negócio por um preço pré-definido.

Desenhado o modelo, ajudamos nossos clientes a implementar a estrutura organizacional e os processos que manterão o programa de investimentos. Em muitos casos a ELO Group se torna parceira do cliente realizando investimentos em conjunto e/ou operando o programa.