Inicio / Consultoria / Inovação / Gestão Estratégica da Inovação

Gestão Estratégica da Inovação

Em um mundo onde a transformação é a única certeza sobre o futuro, a perenidade de uma organização depende de um sistema de gestão estratégica que promova a inovação. Nossa atuação em Gestão da Inovação inclui:

  • Desdobramento da estratégia de negócio para inovação
  • Alocação de Recursos & Gestão de Portfólio
  • Geração de Ideias – Front-end da inovação
  • Desenho Organizacional para Novos Negócios
  • Gestão de Conhecimento e Competências para Inovação
  • Inovação Aberta

Ao apoiar nossos clientes no desenvolvimento dos seus sistemas de Gestão da Inovação, utilizamos como base os seguintes princípios:

  • Objetivos Estratégicos Claros – O ponto de partida para a inovação deve ser a necessidade de crescimento do negócio. A inovação deve trazer resultados tangíveis por meio de um portfólio de iniciativas que mantenham a competitividade do negócio atual, expandam o negócio para suas adjacências e criem as novas fontes de crescimento.
  • Métodos Práticos – O processo de inovação é incerto e não linear, mas isso não significa que ele não possa ser gerenciado, muito pelo contrário. Organizações devem implantar práticas, ferramentas e indicadores para fazer com que a inovação deixe de depender do acaso e se torne um processo replicável.
  • Abordagem Sistêmica – A gestão da inovação não deve se restringir ao exercício de gerar ideias e delega-las a uma “equipe de inovação”. Por exemplo, de nada adianta executar projetos que não estejam alinhados às prioridades estratégicas da organização. Da mesma maneira, projetos que não disponibilizem de recursos e pessoas adequados dificilmente serão bem sucedidos. Para apoiar as organizações a abordar as diversas dimensões desse desafio, desenvolvemos o nosso Framework de Gestão da Inovação.
  • Evolução Contínua –Ações pontuais como uma “semana da inovação” podem servir de ponto de partida, mas serão completamente irrelevantes se não forem parte de uma trajetória mais ampla. As práticas e processos que compõe o sistema de gestão da inovação devem evoluir constantemente e se tornar mais integrados.

 Framework de Gestão Estratégica da Inovação

O Framework de Gestão da Inovação da ELO Group foi desenvolvido combinando-se a nossa experiência prática em apoiar a Gestão da Inovação em empresas de todos os portes a uma ampla revisão da literatura mais atual sobre o tema. Ele é a base metodológica para a nossa atuação no tema.

 

frameinovaçao

Cada um dos 8 elementos do Framework é desdobrado em um conjunto de requisitos. Estes requisitos, por sua vez, podem ser respondidos por meio de práticas com diferentes graus de sofisticação. Empresas com maior experiência e disponibilidade de recursos podem utilizar práticas mais sofisticadas, enquanto que empresas iniciantes poderão usar ferramentas mais simples.

 

frame 2