Innovation Lab #10 – Funding e incentivos para inovação

No episódio 10 do Innovation Lab, dois convidados falam sobre instituições e recursos públicos que fomentam e incentivam a inovação no Brasil:  

  •  Lucimara dos Santos D’Ávila, sócia-fundadora da Quantum4 soluções de Inovação. Executiva da área tributária, atua em projetos de funding público para inovação e em estudos de viabilidade tributária para implementação de projetos e investimentos. É Pós-doutora em Direito na USP. 
  • Júlio Melo, consultor da Quantum4 Soluções de Inovação, atuou também como gestor de portfólio de inovações do Grupo Orteng, onde conduziu a criação de um departamento voltado à gestão da inovação. É doutorando em Gestão da Inovação na Poli-USP. 


Lucimara e Júlio são nossos convidados para falar sobre os diferentes tipos de funding para inovação no Brasil, como esses recursos ajudam a alavancar as oportunidades de inovação das empresas e como podem utilizar melhor esses recursos para manter suas atividades inovadoras.
 

Insights relacionados

É mandatório organizar, otimizar e padronizar processos de Advanced Analytics para potencializar os ganhos das empresas. Um CoE está ligado à disseminação e orientação do mindset test and learn e à valorização de talentos em carreiras de data science.
É preciso monitorar e reconhecer resultados ao longo do processo de transformação de uma organização. Conceitos de change management ajudam a contornar possíveis erros desta etapa.
Organizações precisam estar prontas para viver em contexto de grandes transformações, e se atualizar constantemente. É importante compreender quais as grandes mudanças culturais, influenciadas pela acelerada digitalização, que ocorrem atualmente.
A transformação de uma organização com a adoção de uma cultura que seja guiada pela mudança inclui processos, pessoas e tecnologias. Há grandes batalhas que precisam ser travadas, desde projetar o futuro até construir fundações sólidas para sustentar os novos modelos.
Rodrigo Bassani, sócio e diretor de tecnologia da EloGroup, fala sobre como organizações podem incorporar novas tech capabilities ao seu negócio; Ele destaca a importância de se ter consciência durante esse processo, para adotar as tecnologias que respondam às necessidades de negócio.
Hiperautomação é hoje uma das tech capabilities essenciais para organizações que queiram realizar de forma objetiva sua transformação digital. Ela reúne conjunto de tecnologias de automação para ampliar seus benefícios e escopo de atuação.